Desde maio de 2024, o que mudou na Carris Metropolitana

A Carris Metropolitana fechou o primeiro semestre de 2025 com um novo recorde de passageiros, transportando 729 mil passageiros no dia 6 de junho e um crescimento global constante que reflete o compromisso com a mobilidade da área metropolitana de Lisboa.

Principais conquistas

Com um Índice de Serviço Global de 97,9% em maio de 2025, o crescimento global de passageiros face a 2024 foi também expressivo.

A Carris Metropolitana registou um crescimento global de 15% em média de passageiros transportados entre os meses de maio de 2024 e maio de 2025. Uma visão mais detalhada por tipo dia de mostra crescimentos para além dos dias úteis: 14,8% em dias úteis escolares, 15,1% aos sábados e 15,2% aos domingos. Todas as áreas registaram também crescimentos significativos no número de passageiros, em comparação com maio do ano anterior.

As linhas em destaque, por área

No primeiro semestre de 2025, todas as áreas verificaram um crescimento nas suas principais linhas, refletindo o aumento da adesão ao serviço:

Área 1

1715 | Belém (Estação) – Mira Sintra (Mercado): 4.6%

1709 | Caneças (Largo Jardim) – Colégio Militar (Metro): 4.0%

1703 | Amadora (Estação Norte) – Pontinha (Metro): 5.5%

Área 2

2769 | Lisboa (C. Grande) – Sto António Cavaleiros via Cidade Nova: 7.3%

2711 | Charneca – Estação Oriente: 11%

2790 | Alverca(Est) – Areeiro: 9.9%

Área 3

3508 | Cacilhas (Terminal) – Paio Pires (Centro): 22.1%

3022 | Costa da Caparica (Terminal) – Cacilhas (Terminal): 16.3%

3013 | Cacilhas (Terminal) – Feijó (Almada Forum): 21%

Área 4

4600 | Alcochete (Freeport) – Barreiro (Terminal) via Samouco: 53.5%

4701 | Lisboa (Oriente) – Vale da Amoreira: 22%

4512 | Alcochete (Freeport) – Setúbal (ITS): 38.2%

Média de passageiros transportados, por município

Área 1

Amadora: 15.9%

Cascais: 24.4%

Lisboa: 17.2%

Oeiras: 13.2%

Sintra: 11.4%

Área 2

Loures: 7.6%

Mafra: 12.9%

Odivelas: 7.9%

Vila Franca de Xira: 15.4%

Área 3

Almada: 22.4%

Seixal: 23.9%

Sesimbra: 16.2%

Área 4

Alcochete: 10.8%

Barreiro: 26.1%

Moita: 28.3%

Montijo: 22.7%

Palmela: 28.2%

Setúbal: 21.7%

Terminais em destaque

Ao longo deste período, diversos terminais da Carris Metropolitana destacaram-se pelo seu crescimento em número de passageiros face a maio de 2024, refletindo a centralidade destes pontos na mobilidade da área metropolitana de Lisboa.

Área 1

Na Área 1, Agualva-Cacém (Estação) liderou com um aumento de 49,8% face ao período homólogo. Seguiu-se a Amadora (Estação) com 38,7%, e a Portela de Sintra (Estação) com 36,1%.

Área 2

Na Área 2, o terminal do Senhor Roubado (Metro) destacou-se com 18,1%, seguido da Pontinha (Metro) com 15,2% e de Odivelas (Metro) com 5,6%.

Área 3

Na Área 3, o Pragal (Estação) evoluiu positivamente com 28,2%, seguido do Fogueteiro (Estação) com 23,1%. O terminal fluvial de Cacilhas (Cais Fluvial) registou 10,8%.

Área 4

Na Área 4, Setúbal (ITS) cresceu de forma destacada com 47,9%, seguido pelo Montijo (Terminal) com 34,2%. O Barreiro (Cais Fluvial) também registou um crescimento de 6,7%.

CMetropolitana 24h: As Linhas Noturnas

A 1 de abril, a Carris Metropolitana lançou a rede de linhas noturnas, com novas linhas, horários reforçados e percursos otimizados.  A rede noturna abrange todas as áreas da região metropolitana, com mais de 70 horários disponíveis entre as 21h e as 6h, garantindo percursos mais diretos e ligações entre locais-chave. 

Todas as novas ligações noturnas:

Marquês de Pombal → Rio de Mouro e Queluz de Baixo

Estação Oriente → Santa Iria Azóia, Vale da Amoreira, Alcochete, Palmela e Setúbal

Fogueteiro (Estação) → Quinta do Conde, Fernão Ferro

Sesimbra → Lisboa Sete Rios e Foros de Amora

Coina → Quinta do Conde

Crescimento na procura das ligações noturnas

Área 1

Entre março e maio, verificou-se um crescimento de 30% na procura do corredor Massamá – Lisboa, as linhas 1717 | Colégio Militar (Metro) -Massamá-Barcarena (Estação Sul) via Amadora Este (Metro) e 1721 | Colégio Militar (Metro) – Massamá (Casal Olival) via Amadora Este (Metro) entre as 20h00 e as 00h00.

Entre abril e maio, no período das 00h00 às 04h00, houve um crescimento de 117% na procura da nova linha 1740 | Marquês de Pombal (Metro)- Rio de Mouro (Estação Norte).

Área 2

Entre os meses de março e maio, deu-se um crescimento de 19% nas ligações das 20h00 às 00h00 entre Santo António Cavaleiros – Campo Grande, as linhas 2769 | Lisboa (C. Grande) – Sto António Cavaleiros via Cidade Nova e 2772 | Lisboa (C. Grande) – Torres da Bela Vista via Lumiar.

No período entre abril e maio, no horário das 00h00 às 04h00, houve um crescimento de 36% na procura da linha 2730 | Estação Oriente – Santa Iria Azóia, reforçada a 1 de abril.

Área 3

Entre março e maio, registou-se um crescimento de 24% nas ligações das 20h00 às 00h00 entre a Quinta do Conde e o Transporte Ferroviário, e de 29% na ligação Fernão Ferro – Fogueteiro.

Entre abril e maio, no horário das 00h00 às 04h00, as mesmas ligações reportaram um crescimento de mais de 25%.

Área 4

De março a maio, houve um crescimento de 13% da procura nos horários 20h00 às 00h00 da linha 4701 | Lisboa (Oriente) – Vale da Amoreira.

Já no período da madrugada, entre as 00h00 e as 04h00, a procura da linha cresceu 47% e o corredor Setúbal – Palmela – Lisboa teve um aumento de 36%.

As ligações noturnas e horários reforçados vieram tornar as viagens após o anoitecer mais práticas e confortáveis, ligando toda a área metropolitana de forma mais rápida e conveniente.

Compromisso com a sustentabilidade

Para além dos números, o crescimento da Carris Metropolitana e da sua frota elétrica traduz-se num compromisso com políticas sustentáveis e numa mobilidade verde coletiva. Cada vez que um passageiro opta pelo transporte público em vez do carro, está a contribuir para a redução da pegada carbónica e ajuda a aliviar a pressão sobre as infraestruturas rodoviárias.