O corredor Moita, Montijo e Lisboa é um dos principais da operação da área 4 da Carris Metropolitana, operado pela linha 4701 e, a partir de março, pela nova linha 4741. Com um crescimento constante no número de passageiros e sucessivos reforços nos horários, este trajeto alcança constantemente novos marcos, tornando-se o segundo mais procurado nesta zona.
Com diferentes percursos integrados, incluindo Lisboa (Oriente) – Moita, a linha 4701 não só conecta a margem sul a Lisboa, mas também desempenha um papel vital nestes municípios. Confira abaixo a evolução da linha:

Mais reforços e alterações a 1 de março
De forma a dar resposta às crescentes necessidades dos passageiros, a Carris Metropolitana implementará melhorias significativas na linha 4701 e nos seus percursos integrados. Estas alterações reforçam o compromisso contínuo em oferecer um serviço de transporte público mais eficiente e confortável para todos os utilizadores.
Percurso: Alhos Vedros – Lisboa (Oriente)
De forma a dar resposta às crescentes necessidades dos passageiros, a partir de 1 de março, a linha 4701 contará com um novo percurso integrado que terá início em Alhos Vedros.

A linha terá partida de Alhos Vedros às 06h50 e 07h20 aos dias úteis.
Percurso: Lisboa (Oriente) – Vale da Amoreira | Expresso
A partir de 1 de março, o percurso integrado da linha 4701 Expresso passará a ser uma linha independente, mantendo a mesma designação, mas com uma nova numeração: 4741 | Lisboa (Oriente) – Vale da Amoreira | Expresso.

Espinha:

A linha contará com novos horários para o regresso, com partidas de Lisboa (Oriente) às 17h55, 18h25 e 18h55.
Os horários com partida do Vale da Amoreira permanecerão inalterados.
Consulte os novos horários disponíveis a partir do dia 1 de março no site oficial da Carris Metropolitana, no menu “Pesquisar linhas” introduzindo a linha ou através do PDF abaixo:
4741 | Partidas Lisboa (Oriente)
4741 | Partidas Vale da Amoreira
Tipologia expresso
Desde abril de 2023, com o número crescente de passageiros a usufruir da linha 4701, já estão implementados 12 horários com característica expresso, partindo do Vale da Amoreira em direção a Lisboa via A33, possibilitando a redução do tempo de percurso nas horas de ponta da manhã.
Com estas alterações, a Carris Metropolitana pretende atender às necessidades de deslocação das populações, promovendo uma mobilidade mais acessível e eficiente, num eixo bastante deficitário de oferta de transporte até à entrada da operação da Carris Metropolitana, eixo que precisará de atualização constante da oferta para fazer face à procura crescente.