No dia 1 de maio foram introduzidas alterações às linhas do município de Almada com o objetivo de otimizar a rede e oferecer uma maior abrangência horária e territorial aos passageiros. Ficou com dúvidas sobre a sua linha? Entenda melhor o que alterou.
Entre 2024 e 2025, o número de passageiros que utilizam a Carris Metropolitana no município de Almada teve um crescimento de 10,4%. É feita uma contínua monitorização da procura e cumprimento de serviço da rede e foram identificadas oportunidades de melhoria que motivaram dois conjuntos de alterações em maio: A reformulação das circulares com procura reduzida e a das ligações a Trafaria.
Pode consultar todas estas alterações em detalhe na notícia publicada no site.
Continua com dúvidas? Consulte as FAQs abaixo referente a cada um dos conjuntos de alterações.
Reformulação das circulares com reduzida procura (Charneca da Caparica)

FAQ:
Na Charneca da Caparica, a Carris Metropolitana acabou com muitas linhas e apenas criou duas linhas novas?
A Charneca da Caparica era servida por várias linhas circulares, criadas com a intenção de facilitar o acesso e o transbordo com outras linhas mais longas na Rua Pedro Costa. No entanto, após mais de um ano em funcionamento, verificou-se que, ao contrário do que aconteceu no resto do município, estas linhas continuavam a ter muito poucos, ou nenhuns passageiros:

Numa análise às áreas servidas, foram estudados novos percursos, com o objetivo de garantir a ligação a mais serviços e aos eixos principais da Charneca, onde é possível aceder a uma maior oferta de transportes. Procurou-se também manter o serviço à população anteriormente servida pelas linhas circulares.
Reformulação e reforços nas ligações à Trafaria

FAQ:
A função da linha 3039 é ligar a Cova do Vapor à Raposeira?
A linha 3039 | Cova do Vapor – Raposeira via Trafaria foi criada para ligar as zonas da Cova do Vapor e da Raposeira (zonas de difícil acesso para autocarros de tamanho regular) à Trafaria onde é possível o transbordo com o Transporte Fluvial e com várias outras linhas da Carris Metropolitana, como a 3009 | Cacilhas (Terminal) – Trafaria (Terminal), a 3021 | Costa de Caparica – Monte de Caparica (FCT), a 3030 | Fonte da Telha – Monte da Caparica (FCT) e a 3019 | Charneca da Caparica – Trafaria (Terminal).
Dadas as condicionantes de circulação na Cova do Vapor e Raposeira, a linha 3039 será um vai e vem de ligação à Trafaria, operado com uma viatura mini, permitindo uma maior oferta a estas localidades. Esta opção garante ainda a utilização constante de um autocarro de tamanho regular, ao longo dos percursos com maior procura e que ligam à Trafaria (como as linhas 3009 e 3019, ambas reforçadas).
Sou da Cova do Vapor. Que opções tenho para me deslocar para o Lazarim e Charneca da Caparica?
A partir da Cova do Vapor, pode utilizar a nova linha 3039, que faz a ligação entre a Cova do Vapor, Raposeira e Trafaria. Já na Trafaria, poderá fazer transbordo para a linha 3019, que faz a ligação à Charneca da Caparica, passando no Lazarim e R. do Botequim, onde permite ligação com várias linhas para outros destinos
Vivo na Raposeira, fiquei sem solução para me deslocar para Almada?
Com as alterações em vigor desde 1 de maio, a linha 3014 foi desativada, mas foi criada a nova linha 3039, que faz a ligação entre a Raposeira e a Trafaria. A partir da Trafaria, poderá fazer o transbordo para a linha 3009, que faz ligação a Cacilhas, ou para outras linhas, como a 3019 (Charneca da Caparica – Trafaria) e a 3021 (Costa da Caparica – Monte da Caparica), garantindo assim a ligação a Almada e outras áreas. A linha 3039 oferece um serviço mais frequente e com maior cobertura horária do que a antiga 3014.
Era passageiro da 3014 na Raposeira, e agora?
Agora, para viajar da Raposeira para os destinos que antes eram servidos pela 3014, pode usar a linha 3039 e fazer transbordo com a linha 3009 na Trafaria (Terminal), linha com horários reforçados e com o percurso idêntico à 3014 entre a Trafaria e Cacilhas.
As condições no acesso à Raposeira são desadequadas à circulação de veículos pesados de tamanho regular, pelo que o serviço da 3014 era efetuado com uma viatura mini ao longo de todo o trajeto, incluindo entre Trafaria e Cacilhas, onde a procura é elevada. A alteração efetuada, permitiu acrescentar viagens à linha 3009, efetuando o serviço sempre com uma viatura regular, possibilitando uma maior capacidade e, consequentemente, melhor serviço aos passageiros.
A linha 3039, nova linha próxima, realizada com uma viatura mini, permite oferecer mais horários à localidade da Raposeira. Liga também esta localidade ao Transporte Fluvial da Trafaria e à linha 3009, com ligação a Cacilhas, como para outras linhas com destino à Caparica, Charneca da Caparica, Monte da Caparica e outras zonas.
Porque deixámos de ter as linhas 3014 e 3015?
As condições no acesso à Raposeira são desadequadas à circulação de autocarros de tamanho regular, pelo que o serviço da linha 3014 era efetuado com uma viatura mini ao longo de todo o trajeto, incluindo entre Trafaria e Cacilhas, onde a procura é elevada. Ao criar a linha 3039, que funciona como um vai e vem de acesso à Trafaria, passa a ser possível efetuar um serviço à Raposeira e à Cova do Vapor, com autocarro mini, garantindo maior frequência e mais opções na deslocação a partir da Trafaria.
Em complemento a esta linha, reforçaram-se as viagens da linha 3009, que efetua um percurso idêntico à 3014 entre Trafaria e Cacilhas, usando sempre um autocarro de tamanho regular, permitindo assim uma maior capacidade de transporte.