No passado dia 18 de setembro, a presidente da Câmara Municipal da Amadora e presidente do Conselho Metropolitano de Lisboa, Carla Tavares, o Vice-Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Vitor Ferreira, o presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Isaltino Morais, a Vereadora da Câmara Municipal de Oeiras, Joana Baptista, o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Sintra, Bruno Parreira, o Primeiro-Secretário Metropolitano, Carlos Humberto de Carvalho e o conselho de administração da TML, compareceram nas instalações da Viação Alvorada, Operador prestador de serviço da Carris Metropolitana, na chamada área 1, para conhecer de perto a nova frota elétrica.
Desde a sua conceção, a Carris Metropolitana prevê a criação de uma frota mais amiga do ambiente, com exigências previstas no contrato para a integração de veículos elétricos ou a gás.
Os contratos Carris Metropolitana definem que a frota afeta à operação rodoviária deve integrar, pelo menos, 5 % de veículos não poluentes e energeticamente eficientes, conforme definido na Diretiva (EU) 2009/33/CE e na Diretiva (EU) 2019/1161 do Parlamento Europeu e do Conselho.
Durante a visita, Artur Pedrosa (Administrador) e Cristina Dourado (Diretora Geral), da Viação Alvorada, fizeram uma breve apresentação sobre as características de cada um dos modelos adquiridos, destacando os benefícios da integração dos novos veículos elétricos, bem como a logística por trás da sua manutenção.
Fotos: Município de Oeiras
A partir do mês de outubro, todos os 40 novos veículos elétricos comprados pela Viação Alvorada começam a circular nos municípios da Amadora, Cascais, Lisboa, Oeiras e Sintra. Atualmente, metade (20 veículos) dos veículos de modelo Zhong Tong já integraram a operação e servem linhas municipais e intermunicipias. Os últimos, de modelo Salvador Caetano, começarão a ir para a rua ao longo do mês de setembro, estando todos os 40 veículos a circular em outubro.
Os autocarros elétricos compõem 9% da frota da Viação Alvorada, que almeja uma ainda maior integração de veículos não poluentes e energeticamente eficientes, no próximo ano. O Operador, que atualmente possui 10 postos de carregamento com duas saídas, tem a capacidade de carregar todos os veículos durante o período da noite. Os veículos possuem capacidade de realizar 330kms, garantindo a realização integral do serviço, sem necessidade de interrupção para recarregamento, ao longo do dia.
Todos os Operadores prestadores de serviço da Carris Metropolitana já possuem veículos sutentáveis em operação na área metropolitana de Lisboa. Saiba mais: “Carris Metropolitana reforça compromisso ambiental com mais autocarros elétricos“