Os avisos da Carris Metropolitana já podem ser visualizados no Google Maps. Na passada terça-feira, dia 01 de agosto, a plataforma de planeamento de viagens passou a recolher e disponibilizar os avisos das linhas e paragens da Carris Metropolitana de forma automática.
Este passo permite que os utilizadores da aplicação (também disponível em desktop) possam ter conhecimento a respeito dos potenciais constrangimentos ou alterações que existam no percurso procurado.
Como visualizar os avisos?
Os avisos podem ser visualizados na pesquisa por paragem ou percurso. Na pesquisa por paragem, basta selecionar a paragem desejada e poderá encontrar uma caixa com os avisos agregados. Ao clicar nessa caixa, poderá visualizar todos os avisos de cada uma das linhas que servem a paragem.
Já na pesquisa por percurso, uma caixa de aviso aparecerá sempre que a linha selecionada tiver algum tipo de alteração ou alerta associado. Ao clicar na caixa de aviso, poderá ler o texto completo.
Em ambos os casos, poderá encontrar um link para o site da Carris Metropolitana logo abaixo da explicação do aviso, que levará à página do site com as mesmas informações.
Conheça o passos de pesquisa nas imagens abaixo:
O processo da Carris Metropolitana para a disponibilização dos dados
A Carris Metropolitana desenvolveu o seu sistema compatível com o formato standard GTFS (General Transit Feed Specification) que permite com que plataformas como o Google Maps acedam e disponibilizem a informação completa de forma automática.
Este representa mais um passo dado pela Carris Metropolitana que, alinhada com as diretivas europeias sobre dados abertos, disponibiliza publicamente informação relativa à sua operação. A publicação dos dados permite o desenvolvimento de ferramentas úteis e inovadoras por terceiros, permitindo existir apenas uma única versão da rede conhecida por todos, frequentemente atualizada para todos em simultâneo e com otimização de recursos.
O acesso ao API poderá ser encontrar na página de Dados Abertos.