Carris Metropolitana faz estudo para melhorar a leitura dos horários e segurança das mulheres nos transportes

Ouvir o feedback dos passageiros é fundamental para a melhoria contínua dos serviços da Carris Metropolitana. Para tal, a marca promoveu grupos focais dedicados a dois temas centrais: a leitura de horários e a segurança das mulheres nos transportes públicos. Saiba mais.

Os estudos decorreram em agosto e dividiram-se em duas sessões de grupo focal, com a duração de duas horas cada, envolvendo participantes anónimos sem conhecimento prévio da temática. Este método permitiu ouvir as experiências genuínas dos passageiros, bem como identificar os elementos a melhorar.

Uma das sessões de grupo focal.

A leitura dos horários

A criação de um modelo de horários acessível para todos os passageiros representa um desafio no campo da informação ao público. No caso da Carris Metropolitana, perante a dimensão da rede, com mais de 45 mil horários e mais de 800 linhas a atravessar toda a área metropolitana de Lisboa, este desafio tem uma escala particular. Por esse motivo, a Carris Metropolitana promoveu um grupo focal para ouvir diretamente as experiências e dificuldades sentidas pelos utilizadores, de forma a entender pontos de melhoria na criação de tabelas horárias.

Ao longo de uma sessão, foi discutida a operação da Carris Metropolitana e foram apresentados diferentes exemplos de horários, possibilitando a obtenção de conclusões variadas. Desde logo, os participantes reconheceram os avanços na modernização da rede e na renovação da frota, bem como destacaram aspetos positivos como a melhoria da oferta e a criação de novas linhas.

No que diz respeito à leitura de horários, foi demonstrada uma preferência pela sua consulta através de plataformas digitais. Também os painéis eletrónicos nas paragens foram valorizados. Quando discutidos os exemplos físicos, foram recolhidos todos os feedbacks de melhoria, atendendo a diferentes possibilidades de apresentação do maior número de linhas e horários possivel, consoante o espaço limitado existente numa paragem. Algumas ideias chave de destaque para este tipo de leitura foram a necessidade de apresentar informação simplificada que facilite a orientação e a navegação na rede.

Segurança das mulheres nos transportes públicos

A experiência das mulheres passageiras da Carris Metropolitana foi outro dos temas em análise nos grupos focais realizados em agosto. O objetivo foi aprofundar as perceções sobre segurança, conforto e acessibilidade, dando voz às experiências de quem utiliza diariamente o transporte público rodoviário.

Os resultados mostram que, apesar de apreciarem os avanços da Carris Metropolitana, a insegurança nos transportes públicos continua a marcar a experiência feminina, sobretudo em horários noturnos. Para as participantes, destacaram-se alguns tópicos fundamentais para assegurar a sua perceção de segurança e conforto, tais como a presença de vigilância, o respeito pelos espaços destinados a carrinhos de bebé e a limpeza regular.

A análise deste tema permitiu explorar formas de reforçar a sensação de segurança das utilizadoras e o papel que a Carris Metropolitana pode desempenhar nesses momentos. Atualmente, a marca está a estudar os resultados para implementar melhorias adequadas.

Com ambos os estudos, a Carris Metropolitana tentou compreender as experiências dos seus passageiros, reforçando o compromisso de oferecer horários com uma leitura mais simples e viagens mais seguras, confortáveis e inclusivas para todos.