Carris Metropolitana reforça linha 4701 (Vale da Amoreira / Moita >> Lisboa Oriente)
A Carris Metropolitana aumenta mais 3 novas circulações com partida na Moita (rotunda) e destino em Lisboa Oriente a partir da próxima segunda-feira dia 14 de novembro, a acrescentar aos outros 3 horários que já hoje partem diretamente daquela localidade. A linha é ainda reforçada com mais 12 horários.
Este incremento de 3 horários (às 6:20, às 6:40 e às 7:20 aos dias úteis) procura dar resposta ao forte crescimento desta linha, particularmente aos dias de semana e cumulativamente, procura também dar resposta aos utentes que já não conseguem aceder ao serviço nas localidades que, estando no percurso, estão muito afastadas dos locais mais densamente povoados e que vêm crescentemente procurando o serviço.
Para além dos referidos reforços de horários no sentido sul – norte aos dias úteis, são otimizados / acrescentados os seguintes serviços:
- Do Vale da Amoreira para Lisboa:
- Dias úteis, o serviço das 15:00 passa para as 14:45, o serviço das 15:30 passa para 15:35 acrescentando-se mais um serviço às 15:10
- Sábado, acrescenta-se um serviço às 06:00
- Domingo, acrescentam-se serviços às 07:20, 08:20, 19:20 e 20:30
- De Lisboa para o Vale da Amoreira:
- Dias úteis, cria-se um serviço às 16:30 passando a cadência de horários até às 17:30 para os 15 minutos (em vez dos 30 minutos existentes) e das 17:30 às 18:00 coloca-se uma cadência de 10 em 10 minutos (17:30, 17:40, 17:50 e 18:00)
- Sábado, acrescenta-se um serviço as 17:45
- Domingo, acrescentam-se os serviços das 8:15, das 17:15 e das 20:15
Refira-se que com a entrada da Carris Metropolitana, o número de serviços aos dias úteis cresceu dos 76 anteriores para os 91 (+20%) e com esta alteração passam a ser 97 serviços (+28%) todos os dias úteis.
É notório o crescimento de passageiros nesta linha, mesmo apesar de alguma irregularidade nestes primeiros meses. O número de passageiros mensais já é significativamente superior aos que eram transportados na operação anterior:
- agosto a outubro na Carris Metropolitana comparativamente a de março a maio na operação anterior, há um aumento de 12% dos passageiros transportados;
- julho a outubro na Carris Metropolitana comparativamente com de fevereiro a maio na operação anterior, há um aumento de 16% nos passageiros transportados.
Este trajeto assegurado pela antiga 333, registou um aumento de procura bastante significativo aquando da redução do preço do passe em mais de 50% com o surgimento do navegante® e mantem uma tendência de crescimento a que, certamente, o conforto e qualidade das atuais viaturas não são alheios. Estes reforços cuja necessidade está identificada há já algum tempo só agora têm possibilidade de ser implementados devido às conhecidas dificuldades de resposta do operador / prestador de serviços da Carris Metropolitana na Área 4.
Já foi solicitada a colocação de horários atualizados nas paragens de autocarro sendo que na página de internet da Carris Metropolitana podem ser consultados usando computador ou telemóvel.
A Carris Metropolitana agradece a disponibilidade de todos os passageiros durante o processo de melhoria do serviço público de transportes rodoviários da área metropolitana de Lisboa. Considera-se fundamental a participação dos utilizadores, pelo que incentivamos o uso dos canais de contacto disponíveis como a linha de apoio (210 418 400) e o formulário de contacto na página de apoio ao passageiro.