Inquéritos Carris Metropolitana 2025: A sua opinião é fundamental

Entre maio e julho, a Carris Metropolitana estará a conduzir entrevistas no âmbito dos Inquéritos de Satisfação aos Passageiros.

Como está a funcionar o inquérito?

À semelhança de 2024, uma equipa de 55 entrevistadores, devidamente identificados, estará a bordo dos autocarros da CMetropolitana para conduzir entrevistas presenciais aos passageiros. As entrevistas ocorrem entre as 6h e as 4h da manhã, em dias úteis, feriados e fins de semana, abrangendo linhas selecionadas aleatoriamente.

Os inquéritos são direcionados a passageiros com mais de 14 anos, têm uma duração média de 15 minutos e estão a ser realizados simultaneamente nas quatro áreas da área metropolitana de Lisboa. O inquérito está disponível em português e inglês, abrangendo também os estrangeiros que residem ou visitam a região.

O plano amostral contempla diferentes categorias de análise, com distribuição proporcional à procura, considerando variáveis como o tipo de dia, faixa horária e tipologia de linha. A metodologia baseia-se em amostragem probabilística, garantindo resultados representativos e estatisticamente válidos (margem de erro inferior a 5%, com um nível de confiança superior a 95%).

Confidencialidade e a proteção de dados

Todas as respostas recolhidas serão tratadas de forma anónima e confidencial. As gravações de áudio realizadas durante os inquéritos são exclusivamente utilizadas para efeitos de controlo de qualidade, assegurando o rigor do processo.

Resultados do Inquérito de 2024

O inquérito procura conhecer o nivel de satisfação dos passageiros da Carris Metropolitana e concluir, através de diferentes indicadores, quais os pontos de melhoria. No ano de 2024, a marca adquiriu a pontuação de 7.2 no Índice de Satisfação Global, numa escala de 0 a 10. Este valor reflete a opinião dos milhares de passageiros que a Carris Metropolitana transporta, sobre o serviço prestado e resulta da avaliação de diferentes temas: Informação ao Público, Rede, Paragens, Autocarros e Apoio ao Passageiro.

Pode consultar todos os resultados em: https://www.carrismetropolitana.pt/inquerito

A CMetropolitana convida todos os passageiros a participar nesta iniciativa e contribuir com a sua opinião para a melhoria contínua da rede de transportes rodoviários da área metropolitana de Lisboa.