Durante o ano de 2024, a Carris Metropolitana começou o piloto do projeto Mini Passageiros, desenvolvido com o objetivo de educar as crianças das escolas da área metropolitana de Lisboa para a importância dos transportes públicos. Até à data, o piloto contou com grupos focais e participação ativa em comunidades escolares, enquanto procura novas escolas para arrancar uma segunda fase do projeto.
Um dos objetivos da Carris Metropolitana é contribuir para uma mobilidade mais sustentável nos 18 municípios da área metropolitana de Lisboa. Para além dos canais e formatos de comunicação dirigidos aos passageiros adultos, também as crianças são relevantes neste processo, por serem os próximos responsáveis pela evolução ambiental e social.
Neste sentido, foi criado o projeto Mini Passageiros, que pretende estimular a formação de cidadãos com maior poder de tomar decisões conscientes sobre os seus meios de transporte, através da articulação destas temáticas com os programas curriculares. Recorrendo ao exemplo da Carris Metropolitana, o projeto tem passado por diferentes etapas:
Grupo Focal
Num primeiro momento, organizou-se um Grupo Focal, que contou com a participação de 6 professores nas instalações da TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa. O propósito da reunião foi a recolha de ideias e sugestões para o desenvolvimento de uma plataforma digital, bem como de recursos digitais e físicos que promovam a consciencialização sobre mobilidade, transporte e sustentabilidade. Para este fim, a partilha de experiências na docência foi fundamental para entender dificuldades e áreas de melhoria no campo da mobilidade.
Piloto
A partir do feedback reunido no grupo de trabalho, foi possível começar a trabalhar em recursos e atividades pedagógicas, alinhadas com as Aprendizagens Essenciais e os planos curriculares escolares. Deste modo, foram pensadas nas diferentes disciplinas e desenvolvidos guias de atividade e materiais de recurso para a implementação do piloto, adaptando os exercícios aos conhecimentos que devem ser desenvolvidos ao longo do 1º e 2º ciclos.
O resultado final foram dois Guias de Atividade que, posteriormente, foram apresentados a diferentes escolas na segunda metade do ano letivo 2024/2025. A implementação deste piloto contou, assim, com a participação de 3 escolas, duas no 1º ciclo e uma no 2º ciclo que, acompanhadas da equipa gestora do projeto, forneceram feedback constante sobre a receção e resultado dos materiais desenvolvidos.
Plataforma
Dotado de uma componente digital, o projeto pressupõe o desenvolvimento de uma plataforma digital que permita um rápido acesso aos recursos criados, tanto por parte de alunos como professores. Assim, é incentivada ainda esta aprendizagem fora do contexto da sala de aula, de forma segura. Esta plataforma encontra-se, de momento, em fase de desenvolvimento e a sua implementação fará parte de uma etapa futura do projeto.
Para o ano 2025/2026, a Carris Metropolitana já tem prevista a participação de novas escolas que auxiliem o avanço do piloto deste projeto. De momento, decorre um processo de recrutamento de novas instituições que queiram fazer parte do projeto, por esse motivo, e caso a sua escola esteja interessada, por favor preencha o formulário: https://forms.office.com/e/VYHS3Pg31d
Conheça aqui o relatório da primeira fase do projeto:
