Alinhada com as diretivas europeias sobre dados abertos, a Carris Metropolitana disponibiliza publicamente informação relativa à sua operação. A publicação dos dados permite o desenvolvimento de ferramentas úteis e inovadoras por terceiros, permitindo existir apenas uma única versão da rede conhecida por todos, frequentemente atualizada para todos em simultâneo e com otimização de recursos.
GTFS
O GTFS (General Transit Feed Specification) consiste num conjunto de arquivos de texto (txt) unidos numa pasta zip, que contêm dados relativos a todos os aspetos da operação. O conjunto de arquivos permite uma visão global da operação dos transportes públicos, permitindo obter informações sobre paragens, percursos e horários.
Visite o repositório oficial onde está disponível a versão mais recente do GTFS de toda a operação da Carris Metropolitana na área metropolitana de Lisboa.
PDFs
A Carris Metropolitana desenvolve arquivos em PDF com os horários de passagem em cada paragem, assim como conversores e outros materiais com o objetivo de facilitar a navegação na rede.
Visite o repositório oficial onde estão disponíveis os PDFs de horários de toda a operação da Carris Metropolitana, atualizados sempre que houver alterações.
API
Disponibilizamos informação sobre a rede, horários planeados, alertas de serviço, equipamentos da AML e mais através de um API REST de livre acesso. Visite o repositório onde poderá consultar a documentação sobre este serviço.
Datasets
A Carris Metropolitana publica conjuntos de dados georeferenciados sobre vários equipamentos da área metropolitana de Lisboa, como instituições de ensino, estações de comboio e de metro, hospitais e centros de saúde, entre outros. Cada equipamento tem associado um conjunto de paragens da Carris Metropolitana. Estes dados são atualizados regularmente e podem ser consultados e utilizados livremente.
Visite o repositório oficial onde estão disponíveis os datasets da Carris Metropolitana, atualizados sempre que houver alterações.
Enquadramento Legal
O GTFS dos Planos de Operação contém informações de interesse público, nomeadamente paragens, percursos e horários.
A 26 de agosto de 2021, foi publicada no Diário da República a Lei n.º 68/2021 que aprova os princípios gerais em matéria de dados, transpondo a Diretiva (UE) 2019/1024 sobre dados abertos e a reutilização de informação do setor público. A referida lei constituiu um importante passo na difusão dos dados detidos e produzidos por entidades públicas em Portugal, alargando o acesso do cidadão a dados do setor público.
O movimento dos dados abertos, que é parte integral das políticas dedicadas ao Governo Aberto (Open Government), combina os princípios da transparência, participação e colaboração, assim como o potencial de desenvolvimento económico que o digital trouxe, tornando as entidades mais eficientes e eficazes, fortalecendo o seu papel de serviço público.
A interação com a comunidade de reutilizadores permitirá recolher sugestões e correções com impacto na operação, que se quer, de todos, impulsionando o seu envolvimento.